Sobre

O projeto TQT (Testagem, Isolamento, Quarentena e Telemonitoramento da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde) atua em Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Salvador e do Rio de Janeiro, que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, com vistas a expandir as estratégias de testagem, isolamento, quarentena e telemonitoramento para Covid-19.

A pesquisa é realizada pela Universidade Federal do Bahia (UFBA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com as secretarias de saúde dos dois municípios, Ministério da Saúde e com financiamento da UNITAID.

A descentralização dos testes de COVID-19, articulada às ações de vigilância, é fundamental para ampliar a detecção de novos casos, possibilitar o diagnóstico precoce, promover o isolamento dos casos e quarentena dos contactantes. No combate à pandemia, é importante contribuir na criação e no fortalecimento de estratégias para que esses testes se tornem mais acessíveis, além da promoção do telemonitoramento dos casos diagnosticados, sobretudo em locais de vulnerabilidade social e econômica, e a necessidade de estabelecer uma comunicação clara e direta com os usuários sobre medidas de prevenção da COVID-19, a importância do isolamento, vacinação e tratamento.

A pesquisa desenvolveu um sistema próprio para auxiliar no telemonitoramento e reunir os dados produzidos no campo, que pode ser usado em dispositivos móveis e computadores em tempo real. Também é válido destacar outras inovações tecnológicas, como a Chatboat “Cora”, desenvolvida através de inteligência artificial, além de iniciativas de comunicação e educação em saúde, como o podcast TQT Covid-19.

O projeto TQT Covid visa fortalecer ações já implantadas pelo Sistema Único de Saúde, tanto com a expansão de testagens em espaços como unidades de saúde, residências dos territórios cobertos pela Atenção Primária à Saúde (APS), escolas e centros comunitários, quanto na análise e apresentação de indicadores sobre Covid-19 nos locais onde o estudo vem sendo realizado.